Desde a sua formação no início dos anos 80 em Londres, que os Talk Talk evoluiram desde hit-makers do synth-pop para pioneiros de um som mais introspectivo e arrojado. Apesar dos primeiros sucessos, como “It’s My Life”, ou “Such a Shame” sempre demonstraram querer ultrapassar os limites do pop convencional e da new wave.
Em 1988 lançaram o álbum Spirit of Eden, uma obra radical à época. Em vez de singles fáceis, o disco foi construído com horas de improvisação, múltiplos instrumentos acústicos e arranjos que misturavam rock, jazz, música ambiente e minimalismo.
Muitos anos depois, voltam com um EP que reúne versões e edições históricas, do alinhamento fazem parte: duas versões da “I Believe in You”, a histórica faixa B-side “John Cope” e a edição rara deste “Eden” (Edit).
A faixa “Eden” é talvez o melhor exemplo da ambição artística que sempre demonstraram. A letra, a melancolia, criam uma atmosfera contemplativa, íntima, quase espiritual, onde se é chamado a entrar com atenção, a deixar o tempo escorrer com ela.
Na altura, o álbum falhou comercialmente, não houve singles fortes nem tour para promovê-lo. Mas com o tempo, como em tantas outras coisas na vida, “Eden” e todo o álbum ganharam reputação de obra-referência.
No Comments Yet!
You can be first to comment this post!