Júlio Resende, pianista de corpo inteiro, com um percurso que atravessa o jazz, a música clássica e o fado, tem vindo a construir a ideia de um piano português, capaz de transportar a alma da saudade, de a reinventar sempre em dialogo com a tradição.
No vídeo de “Rua do Capelão — Piano Português namora Guitarra Portuguesa”, a proposta ganha forma concreta. A guitarra portuguesa, magistralmente tocada por Bruno Chaveiro, surge não como sombra ou mero acompanhamento, mas como parceira de igual estatuto.
A melodia respira tradição, mas a harmonia abre janelas inesperadas. O resultado não é nem Fado puro, nem Jazz puro, é música, é «Fado-Jazz», é sobretudo emoção, numa conversa íntima, um namoro sonoro em que ambos os instrumentos se testam, se escutam e se desafiam.
O disco de estreia deste dueto “Piano Português Namora Guitarra Portuguesa” tem data de lançamento dia 1 de outubro de 2025. Lançado como edição especial de autor, pode já ser encomendado via redes sociais do próprio.
Segundo o próprio:
Pode um piano namorar uma guitarra?
Eu diria que sim. E as pessoas que namoram, aprendem uma com a outra? Quando amam e são espertas sim, quando não desejam crescer, não. Acho que o meu “Piano Português” nasceu e cresceu da minha relação longa com o Fado e com a escuta atentíssima da guitarra portuguesa. Este é um disco que pretende mais uma vez caminhar, com um pé colocado no território dos nossos antepassados e amá-los dessa maneira, e o outro pé colocado sobre um outro caminho – alternativo, renovado, eventualmente até inovador – para esse som. Mas isso não me compete a mim decidir. Eu só caminho. E este disco é o resultado de eu procurar sempre me lembrar de quem sou e de onde vim.
No Comments Yet!
You can be first to comment this post!