Ecletismo MusicalFestivalsReviews

[Review] Sziget 2025 (Principais destaques)

[Review] Sziget 2025 (Principais destaques)

O Ecletismo Musical foi fazendo no Instagram (Destaques AQUI) um acompanhamento ao minuto do que ia acontecendo no Festival. Tempo agora para falar sobre alguns dos melhores momentos/concertos durante a (maratona) de 6 dias de muitas horas de Festival e de eventos culturais.

O Sziget tem como que uma primeira parte, os concertos, atividades performativas, etc até cerca da 1 da manhã, e depois, a partir dessa hora transforma-se quase exclusivamente num gigante club, com milhares de pessoas a circular por entre os diferentes espaços de música electrónica.

Na vertente eletrónica do Festival que, como já referido, tem ganho cada vez mais destaque sobressaíram os diversos espaços de grande dimensão, como, entre outros espaços, a gigante tenda do BOLT Night Stage e o Yettel Colosseum, uma estrutura feita de paletes que conferiu uma atmosfera especial aos sets que por lá passaram ao longo dos dias.


De entre as várias dezenas de DJ’s que animaram o Delta District das 4pm às 6am, destaques para as prestações de Amelie Lens (que fechou o seu set as 6am, com o sol já alto perante uma plateia lotada a dançar com uma energia inesgotável), Armin van Buuren (a maior enchente, com milhares de pessoas já fora da tenda), Steve Angello, Alok, Davodka, Boris Brejcha, Miss Monique, Dublic & B’Andre & Skrude, 999999999, DJ Gigola, horsegiirL, HoneyLuv, ou Francis Mercier, sendo que o cartaz era muito extenso e abrangente em sub-gêneros dentro da electrónica.

No que aos concertos diz respeito, torna-se impossível assistir a tudo o que acontece, já que é preciso fazer escolhas. Mesmo que o Ecletismo Musical tenha procurado percorrer os diversos espaços, as distâncias entre palcos (por vezes de 20 a 30 minutos a pé) acabam por impedir “ver tudo”.

Mais do que estar em todo o lado, o Sziget vive de ter sempre gente em todo o lado. Ainda assim, alguns concertos sofreram com fraca adesão, especialmente os da parte da tarde ou os que coincidiam com os cabeças de cartaz no palco principal.


Ainda assim, entre tudo o que foi possível viver, ficam alguns destaques que servem apenas como exemplo, porque a experiência sensorial do Sziget é sempre mais vasta e intensa do que qualquer lista possa traduzir. Em todos os artistas nota-se a vontade de dar tudo e transformar os seus concertos, num festival como o Sziget, em momentos memoráveis não só para quem assiste, mas também para eles próprios, muitos dos quais que se estreavam neste reputado festival.

No dia 6, quarta feira, o Sziget começou a mostrar o seu Ecletismo com destaque especial para, para além de Charli XCX, os concertos de Payale Royal (um dos concertos com melhor energia de todo o festival), Little Simz, The Dare, Kiss Of Life, Empire of the Sun, Papa Roach, entre dezenas de outros bons momentos.


No dia 7, quinta feira, o Sziget assistiu a alguns concertos que marcaram o Festival, e que, começaram às 17h com os congoleses Kin’gongolo Kiniata, ao que se seguiram interessantes concertos de The Beaches, Balu Brigada, Woomb, Last Train, Revenge of the Synth, Noga Erez, para além das prestações muito frequentadas de Nelly Furtado e de Shawn Mendes.


No dia 8, sexta feira, os destaques foram os concertos de The Kooks (que foram uma substituição de última hora por impedimento de saúde de Michael Kiwanuka), as boas surpresas de Radix, EKKSTACY e Scarlet Pleasure e a consistência dos Blossoms e Caribou. No que diz respeito às atividades perfomativas, um destaque especial para a portuguesa Marga Alfeirão: LOUNGE.


No dia 9, sábado, o Sziget teve oportunidade de assistir a alguns dos melhores concertos de todo o Festival, nomeadamente, com as prestações de RY X, Hermanos Gutiérrez, Elderbrook, Anyma, Sevdaliza e dos húngaros Bohemian Betyars que colocaram toda a gente a dançar num dos momentos de maior comunhão entre os Húngaros presentes e “os turistas”.


No dia 10, domingo, a programação era fortíssima e assistiram-se a bons concertos de Isabel LaRosa, Rilès (um dos melhores concertos do palco principal), MAZ Univerze, Call Me Karizma, EV e Post Malone (uma enchente no palco principal). No entanto, os dois melhores concertos do dia, seriam, no mesmo palco, o Revolut Stage e curiosamente seguidos no alinhamento do dia. Mostrando todo o Eletismo e riqueza musical deste Sziget, primeiro foi a francesa Zaho de Sagazan a fazer vibrar uma plateia bem composta e contando com muitos franceses a assistir. Logo em seguida, ainda com parte do público a recuperar da carga emocional das letras e interpretação de Zaho, sobem ao palco os Fat Dog num concerto que teve de tudo, desde mosh pit, circle pit, row pit (uma variação do mosh pit, mas com o público sentado no chão a simular uma remada sincronizada), numa prestação que encantará plateias um pouco por todo o mundo.


No dia 11, segunda feira, o dia de encerramento da edição 2025 do Sziget, foi possível, mais uma vez, assistir a excelentes concertos, com destaque especial para a prestação cénica pop de enorme qualidade da artista que arrastou muito milhares de Szigers: Chappell Roan. Também Luvcat e The Last Dinner Party deram bons concertos no palco principal, tendo ao concerto de Portugal. The Man faltado maior conexão com o público ainda que os músicos em palco tenham toda muita qualidade. Destaques ainda para a brilhante prestação de Bartees Strange (pese embora a escassez de público presente), Refused, Brutalismus 3000 (uma enorme enchente).


Dia especialmente animado no Palco The Buzz, como apresentações tão variadas como o Metal Sérvio dos Lavina, o fenómeno irlandês: Kingfishr (que reuniram muitos irlandeses e britânicos em grande ambiente), os australianos Hollow Coves e o jovem Casey Lowery, artista viral no tiktok que conseguiu levar ao rubro a plateia muito bem preenchida que o esperava.

Next article [Playlist] Ecletismo Semanal #15 (Edição Especial Sziget 2025)
Previous article [Review] Sziget 2025 (EN Version)

Related posts

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Comment

pt_PTPortuguês
We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Cookies settings
Accept
Decline
Privacy & Cookie policy
Privacy & Cookies policy
Cookie name Active

Who we are

Our website address is: https://www.ecletismomusical.pt.

What personal data we collect and why we collect it

Comments

When visitors leave comments on the site we collect the data shown in the comments form, and also the visitor’s IP address and browser user agent string to help spam detection. An anonymized string created from your email address (also called a hash) may be provided to the Gravatar service to see if you are using it. The Gravatar service privacy policy is available here: https://automattic.com/privacy/. After approval of your comment, your profile picture is visible to the public in the context of your comment.

Media

If you upload images to the website, you should avoid uploading images with embedded location data (EXIF GPS) included. Visitors to the website can download and extract any location data from images on the website.

Contact forms

Cookies

If you leave a comment on our site you may opt-in to saving your name, email address and website in cookies. These are for your convenience so that you do not have to fill in your details again when you leave another comment. These cookies will last for one year. If you have an account and you log in to this site, we will set a temporary cookie to determine if your browser accepts cookies. This cookie contains no personal data and is discarded when you close your browser. When you log in, we will also set up several cookies to save your login information and your screen display choices. Login cookies last for two days, and screen options cookies last for a year. If you select "Remember Me", your login will persist for two weeks. If you log out of your account, the login cookies will be removed. If you edit or publish an article, an additional cookie will be saved in your browser. This cookie includes no personal data and simply indicates the post ID of the article you just edited. It expires after 1 day.

Embedded content from other websites

Articles on this site may include embedded content (e.g. videos, images, articles, etc.). Embedded content from other websites behaves in the exact same way as if the visitor has visited the other website. These websites may collect data about you, use cookies, embed additional third-party tracking, and monitor your interaction with that embedded content, including tracing your interaction with the embedded content if you have an account and are logged in to that website.

Analytics

Who we share your data with

How long we retain your data

If you leave a comment, the comment and its metadata are retained indefinitely. This is so we can recognize and approve any follow-up comments automatically instead of holding them in a moderation queue. For users that register on our website (if any), we also store the personal information they provide in their user profile. All users can see, edit, or delete their personal information at any time (except they cannot change their username). Website administrators can also see and edit that information.

What rights you have over your data

If you have an account on this site, or have left comments, you can request to receive an exported file of the personal data we hold about you, including any data you have provided to us. You can also request that we erase any personal data we hold about you. This does not include any data we are obliged to keep for administrative, legal, or security purposes.

Where we send your data

Visitor comments may be checked through an automated spam detection service.

Save settings
Cookies settings